quarta-feira, 8 de abril de 2015

IMI

Hoje ao agendar o pagamento dos IMI's (sim, dos, porque eu tenho um e a minha esposa tem outro, mas das mesmas casas...) ia tendo um treco...
Quase 500€ este mês só para os IMI's... Pior é que não fica por aqui, e outra vez o mesmo valor no final de Setembro...

Quem me lê até pensa que vivo numa mega mansão com piscina e tudo, só que não... Não moro em nenhuma barraca, aliás a minha casa é bastante boa, mas dai a justificar-se este valor de IMI PQP...

Realmente trabalho só para pagar impostos...

5 comentários:

sandra disse...

Não percebi teres um e a esposa outro mas tens toda a razão se queremos andar de cabeça levantada trabalhamos só para despesas :(

Timido disse...

É simples,
Eu e a minha esposa temos 2 casas, a minha casa de solteiro, que depois do casamento passamos para nome dos dois, e a nossa casa actual, porque a outra era pequena e não nos permitia constituir família.
Mas quando compramos esta casa, em 2012 foi quando as finanças resolveram actualizar o valor patrimonial das casas, e foi criada aquela clausula de salvaguarda que não permitia que o IMI aumentasse mais de X%. Para evitar estas situações futuramente nessa altura as finanças começaram a enviar IMI's separados aos casais (50% a cada).
Isto não altera em nada o valor anual que eu tenho a pagar, mas se fosse só uma nota de cobrança, pelo valor, seria diluída em 3 prestações, e assim é só em 2.
Ora, como para a grande maioria das famílias portuguesas, levar com 500€ para pagar assim de um mês para o outro causa mossa, e nesta fase em que fomos pais recentemente, não temos qualquer apoio do estado e os nossos salários não são nenhuma fortuna (apesar de sermos ricos para o estado, e por isso nem termos abono de família), custa e muito...

Paulinha disse...

Olá! Não sei se se pode aplicar ao vosso caso, ou se conseguem reclamar junto das finanças, mas fica aqui o link de alguém que também tinha problemas com o valor do IMI
http://ariana-sobrevivernacrise.blogspot.pt/2015/03/funcionou.html

Timido disse...

Obrigado Paulinha,

Não sabia dessa...
Eu no ano passado já andei a martelar por causa da avaliação... É que a minha casa estava sobreavaliada, e isso ia implicar mais 120€ por ano de IMI...

Nas minhas próximas férias já vou ver isto...

Obrigado.

Outra Maria disse...

pagar um imposto, sobre um bem que é nosso... é uma crueldade.