quinta-feira, 12 de março de 2015

Desta história de não poder levar carros mais antigos a Lisboa...

O Sr. António Costa certamente pensou em mim e na minha familia quando promulgou esta lei... É que na familia existem 4 carros, dos quais (o meu que agora é da minha esposa e é de 2005) um não está disponivel pois está equipado com as cadeiras dos rebentos e tem que estar disponivel para os ir levar e buscar onde for necessário.
Dos outros 3 (o meu e os dois dos meus sogros) o da minha esposa que agora é o meu é de 2007 um é de 1989 (sim, leram bem, mas é um clássico que permanece na familia por valor sentimental...) e o outro de 1997.
Ora a grande questão que aqui se põe é a seguinte... Os meus sogros e os avós da minha esposa têm que se deslocar com frequencia a Lisboa para consultas médicas, e por coincidencia um dos sitios onde têm que ir é onde vigora a proibição de circulação para veiculos matriculados antes de 2000. Resultado, sempre que isso acontece lá tenho eu que dispensar o meu carro para eles poderem ir sem incorrer em multas... Se ir no carro de 1997 não é mau, é um carro de um segmento médio/alto, potente QB e bastante seguro, o problema acontece quando este não está disponivel...
Na Terça-feira passada houve a necessidade de eles irem a uma dessas consultas, e tinhamos combinado a troca do carro, só que o carro de 1997 na segunda à tarde avariou... Resultado, tivemos que mudar os planos e eu fiquei com o carro mais antigo... Ora tendo em conta que esta viatura é uma carrinha tipo pão-de-forma (mas a versão de 1989), tem um motor 1.6d aquilo andar nem pensar. Andar com aquela viatura na auto-estrada é um caos, porque a velocidade máxima da carrinha é de cerca de 100kms/h, mas assim que começa a subir a velocidade baixa para os 60/70kms/h... juntando a isto, conforto nem pensar, segurança muito menos...
Pior que isso tudo, não tem Via Verde, estando eu habituado a esta maravilha das AE portuguesas já aconteceu por mais que uma vez passar na faixa em carros sem identificador tenho sempre medo que me volte a esquecer, e a multa nem é assim tão barata quanto isso...

Hoje tive que voltar a dispensar o meu carrinho, de manhã lembrei-me da falta da Via Verde, espero agora também me lembrar...

Sem comentários: